4 tipos de anéis e suas curiosidades

4 tipos de anéis e suas curiosidades
Os anéis são acessórios que combinam com todos os estilos, além disso, são capazes de renovar e valorizar qualquer visual, como veremos a seguir.
Dos diversos tipos de anéis que existem cada um tem uma história e um significado, muitas vezes curioso. Por isso, selecionamos 4 tipos de anéis, suas curiosidades e dicas de como usá-los.

1. Aliança

Símbolo da união, do amor e do compromisso entre duas pessoas. Já eram usadas na antiguidade pelos povos egípcios e hindus. Época que também surgiu a tradição de usá-la no dedo anelar da mão esquerda, porque se acreditava que existia uma veia que ligava este dedo diretamente ao coração.
tipos de anéis alianças de prata Noivos usando Alianças de Prata
Já a aliança de noivado começou a ser usada por determinação do Papa logo no primeiro século depois de Cristo, como forma de mostrar a todos o compromisso dos noivos rumo ao casamento. Nesse caso, o anel seria usado na mão direita durante o noivado passando para o dedo da mão esquerda durante a cerimônia de casamento. Seja dourada ou prateada a aliança pode ser combinada com outros anéis ou acessórios como pulseiras e colares. Ao compor um look não se preocupe em usar os acessórios do mesmo material da aliança, o importante é que peças harmonizem entre si. Sejam pulseiras, braceletes, anéis ou outros acessórios busque combinar com a ocasião. Um dica é usar um aparador ou um anel solitário no mesmo dedo que a aliança e vários outros anéis combinando entre si.

2. Anel De Claddagh

De origem irlandesa, mas também muito usado no Brasil, o Claddagh tem como características peculiares o formato de duas mãos segurando um coração com uma coroa. O coração simboliza o amor, as mãos a amizade e a coroa a lealdade, elementos essenciais em uma união.
tipos de anéis Anel de Prata Claddagh Anel de Prata Claddagh
Assim, o Claddagh pode ser usado como símbolo de diversos tipos de relacionamento como: namoro, noivado, casamento ou mesmo uma grande amizade. Interessante citar que a tradição diz que o anel deve ser dado de presente a quem vai usar. Existem três maneiras de usar o anel e cada uma tem um significado diferente: 1. No dedo anelar direito, com a ponta do coração apontando para a ponta do dedo significa que quem usa é livre de qualquer apego. 2. Já se a ponta do anel estiver virada para o coração, simboliza que a pessoa está envolvida romanticamente. 3. Quando o anel está no dedo anelar esquerdo com a ponta apontado para o coração de quem usa é por que esta pessoa está comprometida. Estiloso e diferente o Claddagh é uma ótima opção de presente para a pessoa amada e para usar em combinação ou no lugar da tradicional aliança.

3. Anel Solitário

O primeiro anel solitário foi encomendado a um ourives na Áustria no século XV. Na época um homem queria presentear sua noiva com um anel bem simples, mas com uma linda pedra cravada na peça. O anel deveria ser colocado no dedo anelar esquerdo da noiva, seguindo a ideia de que a veia do amor passa pelo dedo anelar esquerdo e segue até o coração.
tipos de anéis Anel Solitário Usando Anel Solitário
A partir daí alguns noivos como tradição presenteavam suas futuras esposas com um anel solitário que seria usado na mão direita até a data do casamento quando então ambos os noivos utilizariam a aliança na mão esquerda. A tradição é que o solitário tenha apenas uma pedra exuberante que chame atenção pela beleza da peça. Com o passar dos anos o anel solitário passou a ser um presente muito tradicional não apenas em noivados, mas para comemorar bodas, aniversários, em especial de 15 anos, formatura e outras ocasiões especiais. Ele pode ser utilizado junto com a aliança de casamento ou em outros dedos das mãos em combinação com outros anéis.

4. Aparador

O aparador é um anel usado junto com a aliança. Confeccionados em prata ou nos diversos tons de dourado podem vir com pedras ou outros materiais. Tradicionalmente os maridos presenteiam suas esposas com um aparador para celebrar o aniversário de casamento. Além de servir como sustentação, impedindo que a aliança caia, um belo aparador valoriza e renova sua joia. Isso porque quando temos vários tipos de aparadores é possível criar combinações de acordo com cada ocasião.
tipos de anéis aparador Usando Anel Aparador
Está em dúvida de como combinar o aparador com a aliança? Não se preocupe é bem simples, vamos as dicas:
  1. Coloque a aliança em seguida o aparador para impedir que ela caia;
  2. Caso sejam dois aparadores a aliança fica entre eles;
  3. Você pode usar aliança e aparador de materiais iguais ou diferentes. Ou seja, combine sua aliança dourada com um aparador em prata sem medo;
  4. Combine uma aliança simples sem detalhes com um aparador estiloso com uma pedra bonita ou todo trabalhado;
  5. Caso sua aliança seja já cheia de detalhes, escolha aparador que acompanhe seu estilo, mas de um modelo mais discreto;
Como vimos anéis são repletos de significados e histórias, além de serem uma ótima opção de acessório para presentear-se ou presentear. Aposte neste acessório como diferencial na composição de um visual moderno, sofisticado, clássico ou formal. Não tenha medo apenas siga seu gosto pessoal ou da pessoa que será presenteada. Aproveite para ver modelos lindos de anéis na Loja Online da Só Prata

O que você procura?

Carrinho de compras