fechar

Joias de prata: as 7 etapas de fabricação das peças que você ama

Por Eliana Albino
Joias de prata: as 7 etapas de fabricação das peças que você ama

Joias de prata: as 7 etapas de fabricação das peças que você ama 

Desde a pré-história, os seres humanos perceberam a beleza por trás dos adornos que vestiam. Cada peça tinha seu significado emocional ou espiritual e, conforme acreditavam os povos antigos, conferia status, poder e, até mesmo, misticismo à sua existência. Relatos que atravessaram os milênios contam que foi lá, no início de tudo, que um metal reluzente presente na natureza chamou a atenção da humanidade: a PRATA. Do latim argentum, que significa CLARO e BRILHANTE, essa preciosidade hoje lapidada em belíssimas joias, em diferentes formatos e estilos, é objeto de desejo de homens e mulheres das mais variadas faixas etárias mundo afora. A Só Prata lhe conta, a partir de agora, como acontece o processo de produção que resulta na peça dos sonhos que, com muito carinho, chega até as suas mãos. Confira!

Joias de prata: as 7 etapas de fabricação das peças que você ama

Essa história merece ser contada. Afinal, as joias de prata carregam consigo significados que vão muito além de um acessório bonito e luminoso. Mais do que isso, elas transparecem sentimentos, não importa se adquiridas para uso próprio ou para homenagear aquela pessoa fantástica da sua vida. Olhe para seu acervo pessoal e reflita: quais são as memórias que cada uma das peças ali presentes lhe invoca? Não é à toa que você pode ter herdado aquele anel que vem atravessando as gerações de sua família: ele é especial. Por trás de tantos pequenos detalhes e tamanha delicadeza, há muita inspiração e um trabalho artesanal incrível aliado à tecnologia. Que tal batermos um papo sobre transformação? Vamos conhecer juntos o processo de metamorfose deste metal cintilante, em um lindo complemento para aquele look poderoso? Pega a pipoca e senta aí, porque preparamos uma chuva de informações sobre as 7 etapas de fabricação de joias. Vem com a Só Prata!

O nascimento de uma joia de prata

Existem duas formas para uma joia de prata ser concebida: a artesanal e a industrial. A principal diferença entre elas, reside na capacidade de produção. Quando falamos em artesanal, pense em um processo mais lento, artístico e único. Por mais que o design seja o mesmo para muitas peças, cada uma delas terá características próprias. Nas indústrias, as peças são feitas em grande escala, com o suporte de máquinas, inclusive para seus desenhos. A Só Prata, por exemplo, é revendedora de joias nacionais e importadas, mas confecciona, manualmente, as peças que não encontram-se em linha e são desejadas pelo cliente. Entendeu as distinções? Basicamente, as mãos humanas estão mais ou menos comprometidas com o processo. Bem, dito isso, é hora de descobrir como a sua joia é elaborada, para lhe acompanhar em momentos singulares!

O primeiro passo é escolher o design

Este instante de inspiração e criação é fundamental para fazer as joias de prata serem nada menos que M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A-S. Um designer aplica um conceito, no qual pode aliar a utilização da prata à aplicação de outros materiais preciosos, como as pedras naturais. O artista segue ou lança moda e tendências, tudo depende de sua genialidade!

Recozimento e Laminação: começa a transformação do metal

laminacao e recozimento joias de prata

Ideia arquitetada, agora é a hora da ação. O primeiro passo é fazer a prata bruta virar uma chapa. Esse processo é indispensável para tornar a espessura e forma do metal adequados à fabricação das joias. Tecnicamente, chamamos a fase de “Laminação”. Mas, como isso acontece? Metais nobres podem ser reduzidos a fios das mais variadas densidades. É por isso que você encontra no mercado algumas peças com trabalhos MUITO, MUITO delicados mesmo. Para conseguir sucesso durante a Laminação, é necessário um passo anterior: o "Recozimento". Isso consiste em aquecer o metal até que ele fique vermelho, e depois disso jogá-lo em água fria misturada ao álcool, em uma proporção de três para um. É o choque térmico que tornará o material maleável para o desempenho dos rolos compressores.

Fundição e Soldagem: modelagens que dão forma à criação

fundicao e soldagem joias de prata

A prata, em sua condição líquida, recebe o formato desejado através de moldes feitos de cera e gesso. A fase de “Fundição” é praticamente definitiva e, quando bem feita, dispensa etapas de acabamento. Porém, existe outro estágio necessário, que ocorre quando os moldes de cera são perdidos (porque derretem quando vão ao forno): é a "Fundição de Precisão". A técnica é milenar, e consegue, como o próprio nome diz, construir joias de prata ricas em detalhes. Já no processo de “Soldagem”, duas partes de um objeto são unidas. Com a prata, é realizado o derretimento de uma minúscula - pequena mesmo - chapa de metal que, uma vez líquida, consegue ligar peças. ALIÁS... Em joias de prata produzidas em larga escala, há ainda outra etapa: a "REBARBAÇÃO". O objetivo é retirar os canais de alimentação do metal líquido que, não raramente, não são eliminados após a Fundição.

Lixamento e polimento: porque ninguém gosta de imperfeições

lixamento-e-polimento-joias-de-prata

Possíveis defeitos que deixem a peça desalinhada ao projeto de design, são eliminados no instante do “Lixamento”. Isso garante um acabamento impecável. Finalizada a ação anterior, é hora de garantir a plena beleza. Com um pano ou escova sintética, que gira em alta velocidade, um leve desgaste é realizado e quaisquer marcas, riscos e deformidades são removidos. Este é o "Polimento", que conclui a criação e concepção de uma joia de prata.

No mercado internacional, há mais demanda de prata do que oferta

Agora, uma informação muito importante. Todas as vezes que há no mercado internacional uma busca intensa por commodities, seja de que natureza forem, há aumento significativo em seus preços. Com a prata não é diferente. Atualmente, passamos por um momento de incrível demanda do metal. No entanto, sua oferta não consegue vencer tanta procura. E aí, você já sabe o que acontece: a tendência é gerar uma explosão nos valores da matéria-prima. O Brasil é importador de prata, e os principais contratos futuros da commodity são negociados na Bolsa de Mercadorias de Nova Iorque (COMEX). Seus preços são expressos em dólares por onça troy (oz troy). Por existir essa competitividade internacional para construir belíssimas joias de prata de qualidade, em todas as etapas de confecção que você aprendeu nos tópicos acima, é que faz-se necessária a valorização de cada trabalho. Talvez fique mais difícil de realizá-lo ao longo do tempo, por escassez do insumo e aumento de custos. E vamos combinar, seu estilo não fica completo sem aquele acessório de prata mara, né!?

Você escolhe um estilo Só Prata e leva a garantia vitalícia

Agora que você aprendeu como é o processo de produção de uma joia de prata e a complexidade que o mercado internacional vem apresentado na aquisição do metal, temos um recadinho para você. A Só Prata compromete-se com a qualidade das peças fabricadas em prata 925 e 950, que encantam os seus olhos em nossas lojas física e online. Tanto, que nossas peças têm garantia para a eternidade. Ou seja, você surpreende o mundo com muita elegância e estilo, e ainda transfere esse glamour para todas as gerações de sua família. É uma preciosidade! Já pensou!?

loja online so prata florianopolis joias em prata

by Eliana Albino

Tags

Popular Posts

Instagram

Siga-nos

Siga-nos:

Newsletter