Joias com pedras: Conheça as mais requisitadas e suas particularidades

Joias com pedras: Conheça as mais requisitadas  e suas particularidades

Há anos as joias com pedras são utilizadas e, é claro, nunca perdem a elegância e versatilidade. Isso porque as joias com pedras são perfeitas para incrementar uma produção mais básica, ou podem salvar seu look naquele dia em que você não está tão inspirada. Além de bonitas, as pedrarias remetem à nobreza e aos elementos da natureza. E mais: tem gente que acredita que elas trazem sorte e prosperidade a quem usa.

Apresentando alta durabilidade, esses itens ficam ainda mais valiosos quando confeccionados com prata, garantindo assim uma peça para a vida toda. E como de Prata nós entendemos, fizemos esse post para ajudar você a escolher as melhores peças e enriquecer ainda mais o seu visual. Acompanhe!

 

Como e quando usar as joias de pedras?

As joias de pedras são tão versáteis que não precisam de uma ocasião especial para serem inseridas no dia a dia. Com exceção das que possuem um design muito extravagante, elas podem facilmente complementar o visual mais casual. 

No trabalho

Independentemente do seu trabalho, você sempre pode utilizar acessórios com pedras nas suas produções. Se for um ambiente mais criativo e informal, as pedras grandes, coloridas e em estado bruto são ótimas opções. Já os colares, as pulseiras, os anéis e os brincos ficam lindos para incrementar visuais monocromáticos ou peças básicas. Mas cuidado para não exagerar! O uso simultâneo de vários itens pode pesar. Por exemplo, se você optar pelo colar, deixe os brincos para outra ocasião.

No caso de trabalhos mais formais, escolha acessórios leves e com pedras menores. Um anel com pedras delicadas ou até mesmo um colar com um pingente sutil são itens que acrescentam muito charme à produção.

Já os maxi colares, brincos e anéis são perfeitos para eventos e momentos de descontração. Eles ressaltam bastante aquele visual básico estilo jeans e regata, mas também combinam super bem com saias e vestidos. O tamanho, a pedra e as cores devem ser escolhidos conforme as demais peças de roupas e acessórios.

Em eventos

Os acessórios são complementos para a sua produção. Por isso, se a ocasião for qualquer evento que exija um look mais elaborado, é importante pensar na roupa antes de combinar seus acessórios com pedras.

O excesso de informação pode causar o efeito inverso. Então, se o vestido trouxer muitos detalhes, aposte em acessórios delicados. No caso de um pretinho básico, dê um ar festivo a ele com um brinco de pedras.

Procure sempre um ponto de equilíbrio. Se a roupa for muito colorida, opte por joias de pedras menores e mais neutras. Em contrapartida, roupas básicas e de cores neutras permitem acessórios mais ousados.

As joias de pedras mais requisitadas possuem: Quartzo Rosa, Pedra da Lua, Turquesa, Larimar, Lápis Lazuli e Ametista.  

O poder das joias de pedras segundo o misticismo

As pedras de todos os tipos fazem parte da história da humanidade e seus muitos usos permanecem até hoje. Simples brincos podem ter inúmeros significados de acordo com a crença de quem os utiliza. As gemas, por exemplo, vão muito além de sua beleza, elas são cheias de energia e vida. 

As pedras eram usadas para fins religiosos e místicos, onde tinham o papel de eliminar ou prevenir energias negativas, bem como trazer alegria, saúde e prosperidade. Em templos, eram símbolos para canalizar a energia celestial da entidade ao qual eram dedicadas. 

Desenhadas pela natureza, cada uma das joias de pedras carrega consigo uma energia e também um valor, que varia conforme sua pureza, raridade, transparência, brilho, entre outras características.

Se você quer saber mais sobre o significado das pedras, prossiga com a leitura!

Quartzo Rosa

Conhecido em boa parte do mundo, o Quartzo Rosa é um artefato que ganha destaque no Brasil não só por suas propriedades minerais, mas também por ser conhecida como a pedra do amor.

Muito mais que um simples item de moda, acredita-se que ela possa ajudar na cura interior e até purificação emocional e física do corpo, tudo isso por meio da ativação do Chakra do coração. As crenças associadas a essa pedra, dão conta ainda de que ela também pode ajudar a repelir energias negativas, fortalecendo as vibrações amorosas e permitindo maior harmonia em relações já estabelecidas, contribuindo ainda com o bom ambiente familiar.

O Quartzo Rosa é a variedade rosa do quartzo que é uma das pedras semi preciosas. Sendo avaliado na intensidade de sua cor e não na sua clareza, a pedra tem uma cor que varia desde rosa pálido ao rosa profundo. A cor é geralmente o resultado da quantidade de vestígios de titânio, ferro ou manganês na sua estrutura química. A sua forma vítrea é tão translúcida que reflete a sua cor rosa perfeitamente. As suas principais minas estão localizadas no Brasil e Madagascar.

Chamado a Pedra do Coração, o Quartzo Rosa pode ter sido usado como um símbolo de amor desde tão antigamente quanto 600 aC. E é geralmente associado com o Cupido e Eros, os deuses do amor. Foi enaltecido no tempo dos romanos, quando foi usado para decorar enfeites, copos, taças e muitas outras coisas. Os Romanos usavam o quartzo rosa perto do peito, em outras palavras, perto do coração, uma vez que acreditavam que o quartzo rosa protegia o quem usava-o do sofrimento e dava poder. O Quartzo Rosa é também chamado de Quartzo Rosa ou Quartzo Hialino, derivado da palavra Grega hyalos, que significa "de vidro." Além disso, é a pedra do signo de Touro e a pedra dos nascidos em Dezembro.

Os seus cristais produzem as mais belas joias de pedras encantadoramente femininas como: colares, pulseiras, brincos, anéis e pingentes. O rosa dá uma leveza que ressalta um brilho especial nas mulheres.

As opções de anéis em pedras podem aparecer em diversos tamanhos e formatos. Normalmente, esse estilo de acessório é mais fino e elegante, mas esse efeito depende da qualidade do material. Ocasiões mais formais e chiques, por exemplo, exigem pedras naturais ou preciosas. Você pode apostar em um anel com a pedra de quartzo rosa. 

Confira alguns modelos de joias de pedras com Quartzo Rosa que a Só Prata possui:

quartzo rosa

Pedra da Lua

Essa pedra mística de alto poder espiritual, encanta até os dias de hoje pela sua beleza rara e sua conexão com a natureza feminina. Muita usada na meditação para equilibrar tensões sobre o corpo, acredita-se que os reflexos prateados e azulados podem trazer paz, harmonia e amor as pessoas e ambientes.

Na cultura indiana, por exemplo, é muito comum que homens presenteiem suas noivas com a Pedra da Lua para que o casamento se torne próspero.

Além disso, é praticamente impossível não falar da Pedra da Lua sem mencionar a lua em si, pois é de lá que vem todo o simbolismo, significados e poderes dessa pedra.

Outro aspecto que não tem como desconectar é o fato das mulheres terem uma ligação especial com a lua. Essa relação é natural, mágica e misteriosa, e interpretada de diversas formas diferentes.

As mais conhecidas são:

  • Ligação da lua com o ciclo menstrual das mulheres: Embora cada mulher tenha um ciclo menstrual diferente, o mais comum é o ciclo de 28 dias, que por coincidência, ou não, corresponde ao tempo entre cada lua cheia (cada lua fica um período de 7 dias no céu);
  • A lua consegue mover as marés do nosso planeta mesmo estando a uma incrível distância. Isso também significa que ela tem uma influência direta em nossos corpos, afinal, nosso corpo é aproximadamente 90% água;
  • As 4 etapas da ‘lua pessoal’ de cada mulher, representam também as 4 fases da lua, sendo que a lua nova é a parte do período menstrual da mulher, enquanto as outras 3 fases da lua representam a maturação do óvulo, terminando em uma lua cheia, ou seja, o óvulo pronto para reprodução.

Esses são apenas alguns dos motivos que conectam as mulheres a lua de maneira tão íntima, e é por isso que a Pedra da Lua representa todos os poderes das mulheres.

E já pensou em turbinar ainda mais esse poder utilizando as joias de pedra da lua da Só Prata?

Pedra da Lua

Pedra Turquesa

Considerada por muitas culturas como uma fonte de boa sorte e poderosa canalizadora da espiritualidade humana, a pedra Turquesa é objeto de apreciação e fascínio até os dias de hoje. Sua intimidade com a terra é claramente percebida em seus belos tons de ciano, que misturam o verde puro da natureza com o vasto azul do céu.

Como o seu próprio nome aponta, os primeiros indícios da utilização da pedra Turquesa foram encontrados na Turquia, onde ela era considerada “a pedra da sorte”.

Em toda a Europa medieval, o objeto era tido como sagrado, por isso era comum que reis e grandes cavaleiros o utilizassem como amuleto. 

Um acessório impactante desses tem o poder de mudar qualquer produção, não é mesmo?. Uma composição mais básica, por exemplo, pode ser totalmente transformada por meio da escolha de algumas peças certeiras, como um colar de prata com pedra turquesa.

E olha que incrível as joias de Pedra Turquesa que a Só Prata tem:

pedra turquesa

Pedra Larimar

A natureza do Caribe não produz somente belas praias, mas também o azul vulcânico da Larimar, uma das pedras mais raras e belas do mundo, encontrada somente nas mineradoras da República Dominicana. Ela também é conhecida como: Pedra da Atlântida, do Golfinho, de Stefilia, do Caribe e antigamente os nativos chamavam a Larimar de Pedra Azul.

Além de seus atributos estéticos, a Pedra Larimar é um mineral espiritual feminino que irradia paz e promove a tranquilidade. 

Veja alguns modelos de joias de pedras com a Pedra Larimar que a Só Prata tem:

Pedra Larimar

Pedra Lápis Lazuli

O nome lápis-lazúli, deriva da palavra árabe que significa Céu, da palavra latina lápis (pedra) e da palavra persa lazur (azul). Esta pedra era muito valiosa em tempos passados ao ponto de ser comparada ao valor do ouro. Era vista como fonte de força divina. Gregos e indianos usavam-na para proteção. E também era vista como pedra de amizade, pois ajudava as pessoas a relacionarem-se umas com as outras.

Os egípcios consideravam este cristal como sendo algo celestial devido à sua coloração e aos salpicos de pirite que pareciam estrelas. Acreditava-se que este cristal tinha sido enviado do céu pelos anjos.

E olha que maravilhosas as de joias de pedras com a Pedra Lápis Lazuli da Só Prata:

Pedra Lápis Lazuli

Pedra Ametista

Pertencente à família das pedras de Quartzo, a Ametista é uma pedra preciosa de cor violeta intenso, com variação para o lilás suave, que chama a atenção pela beleza e por apresentar propriedades benéficas ao nosso corpo e espírito.

Com nome de origem grega, amethustos, que significa “não intoxicar”, a Ametista é considerada um dos melhores cristais para a libertação de vícios. 

De acordo com a mitologia grega, Ametista é o nome que refere-se a uma ninfa que foi transformada em um cristal transparente pela deusa da castidade para ser protegida do assédio de Dionísio, deus do vinho. Este, no entanto, não tendo o que fazer, mergulhou o cristal no vinho, o que lhe conferiu tal coloração violeta.

Na Idade Média, a pedra era utilizada na fabricação de talismãs e amuletos mágicos para a proteção da castidade e sobriedade. Também era sinônimo de riqueza, sendo utilizada para fabricar anéis, coroas e cetros.

Aprecie a beleza das joias de pedras com a Pedra Ametista da Só Prata:

Pedra Ametista

Curiosidade sobre as pedras 

  • Você sabia que os pinguins, como animais fiéis que são, têm apenas um companheiro para toda a vida? Isso mesmo, e tal como o homem presenteia a sua esposa. Contudo, o pinguim faz o mesmo oferecendo uma pedrinha como símbolo da fidelidade entre eles. 

Quando um macho se apaixona por uma fêmea, segue em busca de uma pedrinha como proposta de matrimônio. Quando o pinguim macho escolhe a pedra ideal e a proposta é aceita, o casal constrói o seu ninho e a pedra do casamento é lá colocada, para relembrar a relação que têm. Super romântico, não é mesmo?

Já pensou em se inspirar neles e presentear alguém especial com as joias de pedras da Só Prata?

Acesse o nosso site e conheças todos os modelos de joias de pedras lindíssimos que a Só Prata tem! E não esqueça de nos contar qual pedra mais agrada você.

O que você procura?

Carrinho de compras