Manutenção de joias de prata: 4 dicas valiosas

Manutenção de joias de prata: 4 dicas valiosas

Até as joias de prata de maior qualidade podem se quebrar, amassar ou perder o brilho. Inclusive, certamente você já deve ter arrebentado sem querer o fecho de uma pulseira ou um colar, é comum que isso aconteça. Por isso, é importante saber como manter a manutenção dos seus acessórios em dia.


Metais nobres como a prata, apresentam características na sua composição que interagem com as substâncias presentes em cosméticos, piscinas, ou mesmo no mar, e até em nossa pele. O que pode provocar manchas ou simplesmente tirar o brilho da peça.


Além disso, as joias de prata tendem a durar muitos e muitos anos e, quando não passam por manutenção, ficam naturalmente sem brilho em razão da oxidação do metal. Por isso, hoje vamos ensinar para você algumas dicas valiosas para deixar seus acessórios sempre como novos. 

4 dicas para manutenção de joias de prata

Separamos quatro dicas e mais um bônus para você aprender a cuidar das suas joias e deixá-las sempre brilhando. Veja a seguir! 


1 - Como guardar acessórios de prata

Mãos segurando porta joias com pulseira dentro demonstrando como guardar suas joias

 

Vamos começar pelo básico. Antes de mais nada, uma forma super simples de começar a cuidar das suas joias é guardando elas em um lugar adequado. Pode parecer besteira, mas intempéries como umidade e exposição ao sol podem afetar a prata e fazer com que ela oxide mais rápido.


O mais recomendado é que você guarde no próprio saquinho de pano ou caixa em que a joia veio, eles foram preparados para acondicionar e preservar a peça da melhor forma.


2 - Limpeza e brilho

Mãos polindo anel de prata com flanela Só Prata

 

Ao contrário do que muitos pensam, quando um acessório de prata oxida, não significa que é uma prata de baixa qualidade. Isso acontece até com as pratas 925 e 950, que possuem o mais alto grau de pureza.


Isso porque, como mencionamos, a prata é um metal vulnerável à algumas substâncias que aceleram seu processo de oxidação natural. O recomendado é que você evite expor joia à algumas situações específicas como:

  • Realizar tarefas domésticas com produtos químicos;
  • Tomar banho de mar ou piscina;
  • Usar cosméticos como cremes, loções e perfumes;
  • Praticar esportes ou atividades de grande intensidade que provoquem muito suor.

Mas caso você não consiga fazer essa prevenção, não se preocupe, é possível reverter a situação com uma boa limpeza e polimento.  


Para limpar, basta forrar um recipiente com papel alumínio, encher com um litro de água e adicionar três colheres de sal e três colheres de bicarbonato de sódio. Em seguida, mergulhe suas peças de prata na solução e deixe agir por cerca de 10 minutos. Depois, é só enxaguar e usar uma flanela limpa para secar a prata, ela estará brilhante!

 

3 - Manutenção e ajustes 

Mãos usando alicate de bico para fazer a manutenção de um acessório de prata

 

Quem nunca ganhou uma pulseira muito grande e acabou não usando porque não conseguiu ajustar a peça? Ou quebrou sem querer o fecho de um colar como comentamos anteriormente. Mas não se preocupe, tudo tem solução!


Com as ferramentas certas é possível fazer alguns ajustes em casa mesmo. Tendo um alicate de bico, por exemplo, já é possível reconectar os elos rompidos de uma corrente ou abri-los para diminuir o tamanho.


No entanto, recomendamos que você tenha cuidado, pois é possível que a peça se quebre, amasse ou arranhe.


4 - Medidor de anel

Medidor de anel Só Prata

 

Esta dica não é exatamente sobre manutenção, mas pode ser uma mão na roda para ajudar você a descobrir o tamanho do seu dedo para comprar um anel online, por exemplo.


No site da Só Prata você pode acessar o Medidor Virtual, ele irá te ajudar a descobrir o tamanho aproximado do seu dedo. Para tirar a medida você irá precisar apenas de um anel que sirva bem e uma régua.


Com o anel e a régua em mãos, basta medir a área interna do aro e conferir na tabela qual é a numeração correspondente. É muito simples!


Bônus: conte com uma joalheria de confiança

Essa é uma das dicas mais importantes, pois influencia na qualidade da joia comprada e oferece uma série de vantagens que podem ajudar e facilitar sua vida.


Uma boa joalheria trabalha com peças de prata de alta qualidade, que são caracterizadas pela composição predominante de prata pura. Essa qualidade é conhecida como prata 950, a qual já mencionamos, pois é composta por 95% de prata pura e apenas 5% de outros metais.


Mas não basta vender produtos de boa qualidade, uma joalheria de renome deve oferecer gratuitamente alguns serviços com limpezas, polimentos e ajustes, o que irá lhe poupar o trabalho de seguir algumas das dicas que damos anteriormente.

-

A Só Prata é uma joalheria especializada em acessórios de prata e atua há mais de 25 anos no mercado. Lá você encontra todas essas facilidades, além de peças belíssimas da mais alta qualidade.


Outra vantagem de quem compra na Só Prata é a garantia vitalícia para consertos e polimentos. Basta passar na loja, é gratuito e sua joia fica como nova.


Acesse agora o site da Só Prata e conheça a incrível linha de acessórios de prata, temos certeza de que você irá se encantar!

 

O que você procura?

Carrinho de compras