Prata 925 é boa? Entenda a qualidade e características

Prata 925 é boa? Entenda a qualidade e características

A prata, em suas variadas formas e qualidades, sempre ocupou um lugar de destaque no universo da joalheria e da decoração. Elegante, versátil e eternamente clássica, esse metal precioso tem sido esculpido em joias, talheres e artefatos decorativos ao longo dos séculos. 

Entre as diversas categorias da prata disponíveis no mercado, a Prata 925 é frequentemente elogiada por sua durabilidade e belo brilho, mas o que realmente constitui a sua qualidade e características tão singulares? A seguir veja mais detalhes. 

 

O que significa prata 925?

Prata 925 refere-se a uma liga metálica que contém 92,5% de prata pura e 7,5% de outros metais. Essa mistura é formulada para maximizar a durabilidade e manter a beleza estonteante da prata, oferecendo uma solução perfeita para a criação de joias e outros itens preciosos.

 

Origem da prata 925

A prata esterlina, como também é conhecida, foi utilizada primeiramente na Europa, especificamente na Inglaterra, onde se tornou um padrão reconhecido de pureza. O modelo foi adotado e permanece reverenciado globalmente por joalheiros e colecionadores de prata.

 

Benefícios e usos

  • Durabilidade: A adição de outros metais a prata pura proporciona resistência adicional, tornando-a ideal para joias que irão durar por gerações.
  • Versatilidade: Sua cor brilhante e luminosidade inconfundível a tornam adequada para uma ampla variedade de designs e estilos.

 

Manutenção e Cuidados

Porta joias Só Prata com anel de prata dentro.

A prata 925, conhecida por sua resistência e durabilidade é, sem dúvidas, uma escolha robusta quando o assunto são joias e artefatos de decoração. No entanto, apesar da robustez inerente, essa liga metálica requintada não está imune aos efeitos do tempo e uso contínuo. Isso significa que sua manutenção e cuidados adequados são cruciais para garantir que cada peça preserve seu brilho característico e esteja sempre livre de manchas e deteriorações.

 

Dica 1

Um dos principais inimigos da prata é o enxofre, presente no ar e em substâncias como a borracha e certos alimentos, que pode levar à oxidação e ao consequente escurecimento da peça. Portanto, armazenar suas joias e objetos de prata em locais secos e, preferencialmente, em embalagens ou tecidos apropriados que minimizem a exposição ao enxofre é um passo fundamental na prevenção contra a "tarnish", uma camada de corrosão que afeta a superfície do metal.


Dica 2

A limpeza regular também desempenha um papel vital na manutenção da prata 925. O uso de flanelas macias, específicas para a limpeza de prata, pode ajudar a remover manchas leves e devolver o brilho à peça. No caso daquelas mais persistentes ou oxidação, o uso de soluções de limpeza dedicadas ou um polimento profissional pode ser necessário.


Dica 3

Aliás, é importante ter cautela com a exposição da prata a substâncias químicas presentes em produtos de limpeza, cloro de piscinas e cosméticos como perfumes e loções. Tais elementos podem reagir com o metal, comprometendo seu brilho e cor. Assim, é recomendável retirar joias de prata durante atividades que envolvam contato com essas substâncias e ao realizar tarefas domésticas.


Dica 4

Por fim, mas não menos importante, outro conselho é evitar o contato direto da prata 925 com outros metais e gemas para prevenir arranhões e outros danos. O armazenamento cuidadoso, que previne o contato direto entre as peças, ajudará a manter sua integridade física por mais tempo.

Essas práticas simples, mas essenciais, garantem que as características distintas e a elegância atemporal da prata continuem a brilhar por muitos anos.

 

Conheça as joias em prata 925 da Só Prata

Aqui na Só Prata temos uma variedade de joias em prata 925 e, o melhor de tudo, nossas joias têm garantia vitalícia para consertos e polimentos. Acesse o nosso site e compre seus acessórios preferidos e que mais combinam com o seu estilo.

O que você procura?

Carrinho de compras